Maternal II

Crianças de 3 anos

O ritmo diário é estabelecido pelo educador, tendo como fundamento o respeito ao processo fisiológico da criança. O brincar dentro e fora da classe não é tão diferenciado como ocorre com as crianças maiores.

Uma das diferenças mais importantes desta fase, em relação às crianças maiores, é o fato de praticamente não existirem atividades dirigidas, sendo que o enfoque maior e mais importante a ser dado é a satisfação das necessidades básicas da criança e os cuidados que ela demanda.

O educador procura tratar cada criança individualmente: trocar fraldas e roupas, dar banho, lavar as mãos das crianças, dar o lanche, assoar o nariz, pôr e tirar sapatos são cuidados básicos mais importantes do que qualquer atividade que se possa executar, pelo contato humano.

Atividades rotineiras devem ser realizadas com calma e o adulto deve estar inteiramente presente e consciente nesses momentos, como em todos os demais. Nos cuidados cotidianos é que a criança tem a possibilidade de perceber o amor e a atenção que lhe são dedicados.

Essas atividades nunca devem ser subestimadas, pois são fundamentais para que a criança sinta-se feliz. São momentos que oferecem uma possibilidade de dedicação exclusiva e cada instante individual com a criança traz em si a oportunidade de um encontro e de demonstração do amor e respeito que o educador possui em relação à criança.

Os objetos do ambiente devem estar dispostos de tal forma que aquilo em que a criança não deve mexer também não deve estar acessível. A criança precisa se sentir segura. Para isso, deve brincar com os objetos ao seu redor.

Jardim I

Crianças de 4 anos

Depois de 4 anos, a criança se relaciona de maneira diferente com o mundo. Descobre seus órgãos de sentido e através deles o mundo. Pode-se notar este acontecimento através dos desenhos das crianças: surgem os "tentáculos" e os "raios" que são desenhados de dentro para fora.

A criança se comunica com o mundo através de seus sentidos, a partir de seu interior. Nesse momento, a criança se relaciona, brinca junto de outras crianças. Ela descobre as cores e desenvolve muitas fantasias.

Jardim II

Crianças de 5 a 6 anos

Nesta fase, inicia-se o processo de prontidão para a alfabetização. Nota-se a riqueza descritiva dos desenhos e com isto temos o sinal exterior de que a primeira fase do desenvolvimento está chegando ao fim. A criança está amadurecendo para o início de sua vida escolar.

Nesta etapa, percebemos um desenvolvimento grande na área da comunicação e linguagem, estabelecendo as relações interpessoais e o senso crítico.