Ensino Fundamental I

Até esta fase a criança aprendeu a lidar com o espaço e seus limites e agora ela aprende a inserir-se no tempo. Ela consegue situar-se no ontem, hoje e amanhã, nos dias da semana, conseguindo, também, captar a seqüência temporal dos acontecimentos.

Suas brincadeiras seguem uma seqüência mais próxima da realidade e ela tem a primeira noção de causa e efeito. Têm início agora os primeiros passos de um raciocínio e, só agora, em torno dos 6 anos completos é que podemos apelar a uma compreensão de idéias, de pensamentos sobre o mundo, que são colocados pelos adultos.

A criança está pronta para ser alfabetizada.

Assim, o objetivo maior do Ensino Fundamental é possibilitar aos alunos interdisciplinaridade entre os conteúdos curriculares, estimulando o hábito da pesquisa e a socialização harmoniosa do conhecimento.

Considerando o ser humano, um ser de múltiplas dimensões, todos aprendendo em tempos e ritmos diferentes, levando-se em conta que o desenvolvimento humano é um processo contínuo.

São os objetivos na Escola Heidy:

• O domínio progressivo da leitura, da escrita, do conteúdo e do raciocínio, enquanto instrumento para a compreensão e solução dos problemas humanos, e o acesso aos conhecimentos;
  • A interpretação como leitura do pensar, do agir e do sentir;
  • O conhecimento como construção e reconstrução, processualmente e continuamente, ela deve ser abordado em uma perspectiva de totalidade;
  • A escola abrange processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa nos movimentos sociais e organizadas da sociedade civilizada e nas manifestações culturais.